" O Algarve foi a região pioneira na criação de um Directório Cultural na Internet, dando o primeiro passo para um projecto de cariz nacional. A partir de agora, toda a cultura e arte da região está disponível à distância de um clique, no Directório Algarve Cultural. que está. acessível aqui ( pdf - 4,96 MB). A ferramenta, da responsabilidade da delegação regional da Cultura, foi ontem apresentada, no Teatro das Figuras, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho.
No directório - também disponível em papel -, pretende-se facultar aos interessados um instrumento que " permita conhecer, divulgar e promover o acesso à informação e a interacção entre agentes culturais, instituições e o público", referiu Gonçalo Couceiro, delegado regional da Cultura.
O público pode encontrar algumas informações sobre as actividades e os principais contactos (morada, telefone, e-mail, página web) de entidades regionais, bibliotecas, museus, empresas ou espaços culturais, entre outras organizações. "Este directório regional é um projecto pioneiro no contexto global do portal nacional da Cultura", disse o secretário de Estado da Cultura, elogiando o facto de a região ter sido a primeira a dar esse passo.
"Este plano tem de começar de baixo para cima." Mário Vieira de Carvalho assegurou que, "até ao final da legislatura, estará concluído o directório nacional de Cultura, um espaço na Internet com acesso àquilo que tem expressão nacional e local, com agenda de actividades culturais e ligações a todos os agentes".
Em elaboração, em conjunto com o Instituto Superior D. Afonso III (INUAF), está já a segunda fase deste projecto, com a lista de eventos e actividades culturais que se realizam na região. Dado que o directório não pretende ser "estático", a sua evolução e aperfeiçoamento dependem da participação das pessoas e entidades ligadas ao panorama cultural da região.
"Estamos abertos a todo o tipo de sugestões", confessou Gonçalo Couceiro. O delegado regional da Cultura agradeceu ainda o papel que a Faro, Capital Nacional da Cultura, 2005 teve, indirectamente, na concretização do projecto: "Deu um impulso decisivo, que agiu sobre o meio e a realidade sócio-cultural do Algarve, dinamizou, mobilizou públicos e agentes culturais." Aposta na cultura O secretário de Estado da Cultura teceu ainda elogios à forma como as autarquias têm investido na área.
"Tenho uma leitura optimista do investimento que os autarcas estão a fazer na cultura, percebendo que o desenvolvimento cultural é, muitas vezes, a grande aposta para a sustentabilidade económica do concelho." "Há lugares deste País em que a presença de uma actividade cultural forte se está a transformar num pólo de desenvolvimento regional", frisou, dando os exemplos de Esposende e Montemor-o-Novo".
Fonte: Jornal Região Sul 19-10-06Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Fontes de Informação, Informática Internet e Bibliotecas |